combate ao coronavírus

Governador e parte dos secretários terão salários reduzidos em 30%

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Na manhã desta sexta-feira o governador Eduardo Leite, além de atualizar os dados do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, também divulgou a implementação de um sistema online para melhor distribuição dos medicamentos para pacientes com doenças crônicas,e a redução de 30% de seu salário nos próximos três meses, em uma transmissão ao vivo feita do Facebook do governo do Estado (veja abaixo), como tem realizado diariamente. 

Com a atualização dos novos casos da Covid-19, o Estado registra 636 casos no novo coronavírus em 77 municípios. Ao total o RS já registrou 14 mortes devido à Covid-19.

Saiba como regularizar o seu CPF para cadastro no auxílio emergencial

Com a mensagem de que as pessoas devem utilizar o feriado de Páscoa como forma de reclusão e reflexão, Leite pediu que os gaúchos não saiam do isolamento social, mesmo o feriado podendo ser um convite à viagens. 

- Neste processo que passamos devido à pandemia, é importante pensarmos no coletivo, passando por cima dos interesses individuais - explicou Leite. 

PLANO ESTRATÉGICO
De acordo com Leite, na próxima semana o governo começa a trabalhar, fortemente, em cima de quatro eixos de planos estratégicos - saúde, economia, social e segurança. A melhoria na distribuição de medicamentos, não somente relacionados ao coronavírus, está sendo implementada. A solicitação digital de medicamentos, principalmente para pessoas com doenças crônicas, será uma forma de reduzir cerca de 35% do volume de pacientes indo para filas em busca dos remédios. 

A plataforma digital para pacientes do Sistema Único da Saúde (SUS) fazerem a solicitação dos medicamentos já está disponível e pode ser feita pelo site do governo do Estado. Neste primeiro momento, serão ofertados 75 medicamentos e fórmulas nutricionais para maiores de 18 anos. Como forma de evitar filas, um agendamento online para entrega de documentos desses pacientes nas farmácias também será implementado.  

Depois dos prefeitos de Santiago e Dilermando, outros quatro não descartam abrir mão de salários

TRATAMENTO COM CLOROQUINA
O RS recebeu do Ministério da Saúde 25 mil comprimidos de cloroquina, que foram distribuídos para 29 hospitais de referência do Estado. Os comprimidos servirão para o tratamento de 1250 pacientes, infectados pela Covid-19, internados em estado grave ou crítico. De acordo com o diretor da Assistência Farmacêutica do RS, Roberto Schneider, o tratamento será utilizado de forma complementar a outros tratamentos de suporte da doença, sob prescrição médica. 

ISOLAMENTO SOCIAL
O governador pediu, novamente, para que todos os gaúchos sigam a orientação do isolamento social como forma de reduzir a disseminação do vírus entre a população. Leite anunciou a parceria com as operadoras telefônicas para a utilização dos dados agregados dos usuários, como forma de monitorar a quarentena. 

UFSM lança Observatório de Dados da Covid-19 com informações da epidemia na cidade

Ele explica que os dados utilizados são os agregados e não os individuais, o que faz com que o governo não invada a privacidade de nenhum dos usuários. 

- Assim podemos diagnosticar a situação do isolamento, para que possamos tomar decisões estratégicas de prevenção à pandemia - conta o governador. 

As informações serão apresentadas através de um mapa de calor, que mostrará a maior concentração de pessoas em determinados locais, horários e ocasiões. Segundo Leite, isso ocasionará decisões como a flexibilização ou um maior cuidado em diferentes localidade do Estado. 

REDUÇÃO DE SALÁRIO
Durante a transmissão ao vivo no Facebook, Eduardo Leite anunciou a redução de seu salário em 30% durante três meses, como forma de ajudar a reduzir os danos causados na economia pelo coronavírus. Além dele, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e os secretários Juvir Costella (Logística e Transportes), Claudio Gastal (Governança e Gestão Estratégica), Tânia Moreira (Comunicação), João Derly (Esporte e Lazer), Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios), Artur Lemos Júnior (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Luís Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia) confirmaram que também reduzirão a remuneração em 30% pelos próximos três meses.

Segundo o governador, diante da situação em que milhares de pessoas terão seus empregos afetados, é justo que aqueles que servem a população possam fazer isso. Leite também recomendou aos secretários que tal atitude também fosse implementada por eles.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: produtores realizam últimas vendas da Feira do Peixe Vivo nesta sexta

Saiba como regularizar o seu CPF para cadastro no auxílio emergencial Próximo

Saiba como regularizar o seu CPF para cadastro no auxílio emergencial

Geral